"Longe é um lugar perto que se chega com paciência."
(Fábio Ibrahim El Khoury)

Facebook

Krishnamurti: "Este é o meu segredo: eu não me importo com o que acontece"

Jiddu Krishnamurti

Texto retirado do livro: O despertar de uma nova consciência do autor Eckhart Tolle.

Sem nos importarmos com o que acontece

J. Krishnamurti, o maior filósofo e mestre espiritual indiano, proferiu palestras e trabalhou quase continuamente por todo o mundo durante mais de 50 anos, tentando transmitir por meio das palavras – que representam o conteúdo – o que está além delas, além do conteúdo. Numa de suas apresentações, já no final de sua vida, ele surpreendeu o público perguntando: “Vocês querem conhecer o meu segredo?”

Todos os presentes ficaram atentos. Muitas pessoas na platéia vinham acompanhando suas palestras ao longo de 20 ou 30 anos e ainda não haviam conseguido captar a essência do seu ensinamento. Por fim, depois de todos aqueles anos, o mestre lhes daria a chave para a compreensão: “Este é o meu segredo: eu não me importo com o que acontece”, disse ele.

Como ele não explicou mais nada, desconfio de que a maior parte de seu público ficou ainda mais perplexa do que antes. As implicações dessa simples afirmação, entretanto, eram profundas.

O que está implícito quando dizemos que não nos importamos com o que acontece? Simplesmente que no nosso interior estamos alinhados com o que acontece. “O que acontece” refere-se, é claro, à especificidade do momento, que é sempre como é. Trata-se de uma menção ao conteúdo, à forma que esse momento assume. Estarmos alinhados com O QUE É significa estarmos numa relação de não-resistência interna com os acontecimentos. Isso significa não rotular essa realidade mentalmente como boa nem má, e sim deixa-la ser o que é. Isso quer dizer que não devemos mais agir para provocar mudanças nas nossas vidas? Ao contrário. Quando a base para as nossas ações é o alinhamento interior com o momento presente, elas se tornam fortalecidas pela inteligência da Vida em si.
.

4 comentários:

  1. Um dos nossos maiores desafios é "deixar fluir"... Lindo texto, espero ter "compreendido"... Grata!

    ResponderExcluir
  2. Como dia uma ex-professora minha: - "A linguagem de Krishnamurti (a mensagem que ele quis passar) só poderá ser compreendida daqui há uns 100 anos (ou mais)" Pois não estamos preparados (por conta dos nossos condicionamentos mentais) para ver aquilo O QUE É e nem mesmo queremos ver.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Penso que a palavra "abandono" é muito pesada para o que ele comentou e teria outro sentido também.
      Assim como a palavra "culpado" para "responsável". Tem sentidos diferentes (sensações, peso, entendimento)... crença.
      Outro exemplo: Você tem um problema para resolver.
      Trocaria para: você tem um desafio para resolver.
      As coisas ficam mais "leves".
      Abraço.

      Excluir

Postagens populares